APLB e Seduc: negociações sobre o piso dos professores prosseguem
conexaomorrense
25 de mar. de 2023
2 min de leitura
Reunião realizada na última sexta não chegou a um consenso
Professores aguardam solução sobre o pagamento do piso salarial durante reunião entre APLB e Seduc na sexta-feira, 24. (Foto: Erick Vizoki/Conexão Morrense)
Erick Vizoki
A APLB-Sindicato (Associação dos Professores Licenciados do Brasil) de Morro do Chapéu reuniu-se com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) na tarde da última sexta-feira (24) para tentar chegar a um acordo sobre o pagamento do novo piso salarial do magistério aos professores da rede municipal de ensino, que foi reajustado pelo Ministério da Educação em 14,95% em janeiro deste ano. O encontro se estendeu até às 18h30 e as partes ainda não chegaram a um acordo.
“Estamos estudando os dados, as folhas de pagamento, e ainda não chegamos a um consenso, estamos tentando encontrar solução”, comentou a coordenadora da APLB, Lilian Maria de Almeida ao Conexão Morrense.
No decorrer da reunião foi firmado um acordo, ainda segundo a coordenadora da entidade que representa os professores, para que ambas as partes não divulgassem maiores informações até que se chegue a uma proposta concreta.
A APLB vem mobilizando a categoria profissional desde o dia 11/03 (sábado), quando foi realizada uma assembleia que decidiu por uma paralisação de dois dias, 16 e 17 (quinta e sexta-feira), e uma passeata no centro da cidade para reivindicar o pagamento do novo piso salarial por parte da prefeitura, o que não aconteceu até agora. O aumento está previsto naPortaria nº 17, de 16 de janeiro de 2023, do Ministério da Educação, mas a prefeitura de Morro do Chapéu, através da Seduc, alegou, em ofício enviado à APLB na tarde do dia 13 (segunda-feira), que está em “processo de estudo de impacto financeiro, no intuito de verificar a viabilidade orçamentária do reajuste”. No mesmo documento foi marcada a reunião que aconteceu no dia 24.
O Conexão tentou contato coma secretária de Educação, Flávia Oliveira, através de aplicativo de mensagens, mas não obteve retorno.
Comments