top of page

Projeto Mani ganha casas de farinha em Bonito e Mulungu do Morro

  • conexaomorrense
  • 12 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Os novos equipamentos sociais foram inaugurados pelo Parque Eólico Ventos da Bahia

Foto: Reprodução/Central Notícia
Projeto social vai beneficiar produtores rurais, promovendo o desenvolvimento econômico das comunidades locais (Foto: Reprodução/Central Notícia)
O Parque Eólico Ventos da Bahia inaugurou recentemente as casas de farinha do projeto social Mani, localizadas em Bonito e Mulungu do Morro. As duas unidades contam com uma estrutura equipada com os maquinários necessários para o refino e embalagem da mandioca. A iniciativa, lançada pelas fases 1 e 2 do parque eólico, contou com um investimento de cerca de R$ 1,1 milhão, financiado por meio da linha de Investimentos Sociais de Empresas (ISE) do BNDES. O projeto, liderado pela EDF Renewables, foi fruto de diversos estudos junto à comunidade para entender as particularidades e necessidades locais.
Para aumentar a capacidade produtiva da unidade de Bonito, foram instalados painéis solares para ajudar a irrigar a área de plantio. Já em Mulungu do Morro, foi construído um sistema cisterna-calçadão e calhas foram instaladas nos telhados para captação da água da chuva.
Além da construção das instalações e doação de equipamentos, o projeto Maní capacitou mais de 100 moradores de localidades próximas para o desenvolvimento sustentável do negócio e promoveu uma série de visitas a cooperativas e associações para apresentar aos produtores rurais exemplos de estruturas produtivas bem consolidadas, a fim de inspirá-los na condução das novas casas de farinha.
Estima-se que as unidades produtivas automatizadas possibilitarão um aumento na produção local de farinha de mandioca. A previsão é que cada uma comporte até seis pessoas trabalhando simultaneamente e que sejam processados cerca de 100kg de mandioca por dia, podendo ser derivada em quatro diferentes produtos, como a farinha e a mandioca em palito.
O evento de inauguração contou com a participação das prefeituras de Bonito e Mulungu do Morro, dos presidentes das associações de produtores locais, dos beneficiados pelo projeto e da comunidade local.

(Fonte: Central Notícia)

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page