top of page

Visita de Lula na Bahia Farm Show é marcada por vaias e participação restrita

  • conexaomorrense
  • 7 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Município que sediou o evento deu mais votos a Bolsonaro em 2022

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Lula ao lado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante a abertura do Bahia Farm Show. (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Erick Vizoki

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou da abertura da 17ª edição do Bahia Farm Show 2023, que aconteceu na última terça-feira (6) no município baiano de Luis Eduardo Magalhães, localizado na região oeste do Estado. O evento acontece até o próximo dia 10/06.
A cerimônia de abertura, inicialmente aberta ao público, foi fechada para os visitantes e com restrições ao trabalho da imprensa por determinação do cerimonial da Presidência da República. Apenas alguns convidados de Lula puderam participar. A visita à 17ª edição da feira só foi liberada depois da solenidade com Lula. Toda a abertura do evento ocorreu de portões fechados para o público. Em seu discurso, ele acenou positivamente para o agro ao afirmar que o país precisa do setor.
O presidente foi recebido com muitas vaias e o clima chegou a ser hostil com o chefe do Executivo, que acreditava que seria bem recebido por se tratar de um evento realizado na Bahia, seu maior reduto eleitoral no País, onde obteve 72,12% dos votos nas eleições do ano passado. Apenas dois municípios baianos deram a maioria dos votos ao então candidato Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022: Buerarema (59,64%) e Luís Eduardo Magalhães (58,61%), justamente onde o Bahia Farm Show foi realizado.

Fazer inveja

Lula havia dito, em evento no dia 11/05 (quinta-feira) na Bahia, durante o anúncio de lançamento de um programa social de plataforma digital, que aceitou o convite para participar da 17ª edição Bahia Farm Show para “fazer inveja” à Agrishow 2023, maior feira do setor na América Latina e que foi realizada em Ribeirão Preto (SP) entre 1º e 5 de maio, depois que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou ter se sentido “desconvidado” do evento por causa da participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Tem a famosa feira da agricultura em Ribeirão Preto, que alguns fascistas, alguns negacionistas, não quiseram que ele fosse na feira. Desconvidaram meu ministro”, disse. A declaração, no entanto, é imprecisa, pois o convite a Fávaro não chegou a ser retirado pela exposição. O presidente ainda chamou a organização do Agrishow 2023 de “mau caráter de São Paulo”.
O presidente tem atacado o agronegócio desde a campanha eleitoral do ano passado, quando ainda era candidato. Lula já chamava o setor de “fascista”, “direitista” e de promover o desmatamento no Brasil. A ida ao Bahia Farm Show foi uma tentativa de “fazer as pazes” com o setor.
Na segunda-feira (5), o Palácio do Planalto informou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai anunciar a liberação de R$ 7,6 bilhões adicionais para crédito rural.

Confira abaixo um vídeo onde Lula é hostilizado no Bahia Farm Show

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page