top of page

Prefeitura de Feira de Santana interdita Parque da Lagoa por contaminação

  • conexaomorrense
  • 21 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Laboratório detectou presença de vírus causador da cólera após morte de peixes

Foto: Reprodução/Jornal da Chapada
Contaminação matou tilápias e acaris cascudos, o que acendeu o alerta para a Vigilância Sanitária. (Foto: Reprodução/Jornal da Chapada)

Da Redação

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de Feira de Santana (BA) interditaram, por tempo indeterminado, no último dia 17 (sexta-feira), o entorno do Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, também conhecido como Parque da Lagoa, após o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) ter detectado a presença de bactéria Vibrio cholerae, causadora da cólera no local.
As investigações foram iniciadas no dia 11 de fevereiro, quando peixes começaram a aparecer mortos na região.
A lagoa é um local onde os moradores costumam praticar esportes e fazer passeios ao ar livre. De acordo com a prefeitura, o local continua liberado para visitação, mas seu entorno ficará isolado.
“Nós recebemos a informação do parque que estavam morrendo peixes da espécie tilápia e acari cascudo. O acari não é normal morrer, mesmo com a mudança de temperatura. Aí o acari acendeu o alerta e nós viemos aqui com a Vigilância Sanitária e com o pessoal do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância da Saúde (Cievs) da Secretaria de Saúde”, disse João Dias, do Departamento de Planejamento da prefeitura de Feira de Santana.
O prefeito Colbert Martins Filho (MDB) esteve no local e afirmou que novas amostras serão coletadas para exame: “A partir de agora vamos fazer vários exames de amostras e quando as águas estiverem sem nenhum tipo de contaminação vamos reunir novamente a todos e divulgar”. Ele disse também que se houver algum tipo de desobediência em relação à interdição a prefeitura poderá ampliar essa proibição, uma vez que existe a possibilidade de infecção em outras áreas do parque.
“De qualquer forma, eu peço que as pessoas, primeiro, não fiquem aqui nas proximidades e, segundo, pesca clandestina de forma nenhuma. E terceiro, se tiver qualquer pessoa com diarreia mais forte, procurar nossas unidades de saúde”, alertou Colbert. (Com informações da TV Feira)

Sintomas da cólera De acordo com as informações do Ministério da Saúde, cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda. Ela é transmitida através de alimentos contaminados e de pessoa para pessoa. Como o agente causador da cólera faz parte do ambiente aquático, ela pode se associar a mariscos (crustáceos e moluscos), peixes e algas, entre outros, possibilitando a transmissão se esses alimentos forem consumidos crus ou mal cozidos.
Os principais sintomas são diarreia e vômito. Caso ocorra desidratação, a circulação e a função renal também são prejudicados. Caso o tratamento não seja feito da forma adequada, a doença pode evoluir para complicações e levar à morte. (Com informações do G1)

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page