top of page

Morro do Chapéu decreta estado de emergência por estiagem

  • conexaomorrense
  • 12 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura
Decreto publicado no Diário Oficial convoca voluntários e arrecadação 

Foto: Reprodução/Cortesia Jornal Correio do Sertão
O rio Jacuípe está praticamente seco e já chegou a ser o sustento de muitos moradores de Morro do Chapéu. (Foto: Reprodução/Cortesia Jornal Correio do Sertão)
Da Redação/Erick Vizoki
A prefeitura de Morro do Chapéu (BA) decretou ESTADO DE MERGÊNCIA em virtude do intenso calor e estiagem que assola a região e praticamente todo o norte e nordeste do Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial do município no dia 11 de janeiro último. Entre as medidas, estão a autorização de todos os órgãos municipais para atuar em coordenação com a Defesa Civil, convocação de voluntários e campanhas de “arrecadação de recursos”. O decreto não especifica de onde esses recursos podem vir e é assinado pelo vice-prefeito, Vítor Araújo, que também acumula a função de secretário de Obras, Transporte e Serviços Públicos (Seinfra) atualmente.
Imagem: Reprodução/Diário Oficial de Morro do Chapéu
O decreto “autoriza” a convocação de voluntários e “realização de campanhas de arrecadação de recursos”. (Imagem: Reprodução/Diário Oficial de Morro do Chapéu)
Segundo o centenário jornal Correio do Sertão, um dos principais rios da região, o Rio Jacuípe, afetou comunidades rurais dos municípios de Morro do Chapéu, Miguel Calmon, Piritiba e Mundo Novo. De acordo com a publicação, já são 192 municípios baianos, entre os 24 que englobam a região da Chapada Diamantina, que foram afetados pela seca repentina.
Segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), ainda não há previsão de chuva e, sim, de mais calor. A temperatura deve se manter, segundo o instituto, nos 33ºC graus até, pelo menos, o dia 17/01 (quarta-feira). No dia seguinte, 18/01 (quinta-feira) a previsão de mais calor: 35ºC.
O rio Jacuípe já foi motivo de matéria aqui no Conexão Morrense por causa de duas crateras inundadas que eram um transtorno para quem passava na rua Dois de Julho, que liga o bairro São Vicente, na região central, ao bairro Vale Ouro, na região periférica e que fica do outro lado da rodovia BA-052. A prefeita Juliana Araujo (PL) resolveu rapidamente o problema após as reclamações.
Agora esse mesmo rio está praticamente seco, devido ao calor intenso e estiagem, e colocando diversas comunidades em risco de desabastecimento de água.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page