top of page

Maior eclipse solar de 2023 acontece no próximo dia 14 de outubro

  • conexaomorrense
  • 9 de out. de 2023
  • 4 min de leitura

Fenômeno poderá ser visto total ou parcialmente em todo Brasil

Foto: Reproduçãa/Pixabay
O eclipse solar anular deixa um “anel de fogo” à sua volta e deve-se tomar cuidados para ser observado a olho nu. (Foto: Reproduçãa/Pixabay)
Da Redação
O maior evento astronômico do ano no Brasil acontece no próximo dia 14 de outubro (sábado). O eclipse solar anular (como é conhecido esse tipo de fenômeno) em algumas partes do país irá formar um “anel de fogo”, quando a Lua passa na frente do Sol e cobre a maior parte da luz, deixando apenas um “arco” ao redor, proporcionando um espetáculo incrível.
De acordo com o Observatório Nacional (ON), a anularidade, onde o Sol forma um “anel de fogo” ao redor da Lua, será visível nos Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil.
Isso não significa, entretanto, que a anularidade vai ser visível em todo o país. Desta vez, a região de abrangência na faixa de totalidade recairá sobre os oceanos Pacífico e Atlântico. Em consequência, uma vasta região das Américas terá visibilidade das fases de anularidade total e parcial – que é o caso aqui no Brasil.

No Brasil e Bahia

Natal (RN) e João Pessoa (PB) são as duas capitais brasileiras que contemplarão o eclipse em sua maior magnitude (área do Sol coberta pela Lua): 95,3% e 94,9% respectivamente. Em ambos os locais, o evento começa por volta das 15h30 até quase 16h50, com duração da anularidade máxima em torno de 3,5 min. Em Salvador (BA), o fenômeno terá início às 15h33, com seu auge às 16h48 e término às 17h28. A magnitude será de 79%.
Em Irecê (BA) o espetáculo astronômico terá início às 15h27 com seu auge às 16h46. A magnitude será maior do que na capital baiana: 84%.
Já nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, o eclipse será parcial, onde apenas um pedaço do Sol é coberto pela Lua. Em São Paulo, a magnitude máxima será de 48,8%, às 16h49.
O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi observável no Brasil. Depois deste de outubro, de acordo com o ON, somente em 6 de fevereiro de 2028 haverá um outro do tipo que será visível por aqui.

Saiba como observar em segurança

Quem gosta de apreciar fenômenos astronômicos como este, já vive uma expectativa crescente, contando os dias para o 14 de outubro. Mas é preciso estar atento, porque observar um eclipse solar pode ser muito perigoso, e se você fizer da maneira errada pode até perder a visão.
O perigo não está exatamente no eclipse, e sim em olhar para o Sol. Não existe forma segura de olhar diretamente para o astro rei sem pôr em risco a saúde da sua visão. Por isso, seja durante um eclipse, ou em qualquer outro momento, NUNCA olhe para o Sol sem utilizar equipamentos adequados ou filtros especialmente projetados para esta finalidade.

Confira algumas dicas seguras

• Chapas de Raio X e óculos escuros: Embora muitas pessoas já tenham observado eclipses anteriores com chapas de Raio X, esse artifício NÃO É RECOMENDADO, muito menos óculos de sol comuns. Esse tipo de eclipse em particular é muito mais nocivo para os nossos olhos do que outros eclipses, uma vez que o Sol não é totalmente coberto pela Lua, deixando um “aro de fogo” à sua volta. É fortemente recomendado fazer a observação através dos métodos descritos a seguir.
• Óculos para eclipse solar: Nenhum óculos de sol oferece proteção suficiente para se olhar diretamente para o Sol. Por outro lado, existem óculos próprios para isso, alguns inclusive bem baratos. Geralmente são chamados “óculos para eclipse solar” e essa é a melhor forma e a mais segura de se olhar diretamente para o Sol.
• Vidro de soldador: Se não conseguir um óculos como esse, você pode proteger a sua visão com o chamado “vidro de soldador”, que é aquele vidro escuro utilizado nas máscaras de solda elétrica. Ele pode ser encontrado facilmente em lojas de ferramentas e material de construção. Mas atenção: você precisa procurar o vidro de soldador número 14 ou mais. Esses vidros são projetados para bloquear muita luz, mas principalmente a luz ultravioleta que é a mais nociva. Por isso eles oferecem proteção para se olhar para o Sol, mas só a partir do número 14 e ainda assim, não é recomendado olhar por muito tempo. Olha-se uns 10 segundos e deixa a vista descansar por uns 30 segundos antes de olhar novamente.
• Observação indireta: Se no dia você não tiver esses filtros apropriados para observação, ainda existem métodos indiretos de acompanhar a evolução do eclipse, como utilizando uma caixa com um furo de agulha para projetar o Sol, ou através da projeção daquela luz que vaza pela fresta do telhado e que projeta o Sol no piso. Pode-se também usar um pedaço de papelão como, por exemplo, uma tampa de caixa de pizza, e fazer um furo no meio. Coloca-se um papel branco no chão e direciona-se o furo para a direção do Sol. O eclipse é visto tranquilamente no papel no chão.
• Na internet: Alguns sites especializados em astronomia e tecnologia já anunciaram que irão transmitir o evento astronômico ao vivo em suas páginas. A emoção não será a mesma de ver essa maravilha diretamente, mas sem dúvida será a maneira mais segura. A melhor opção, sem dúvida, será através do canal oficial do Observatório Nacional no YouTube. A transmissão terá início a partir das 11h30 (horário de Brasília). Mas você pode acessar agora o link e ativar o sininho de notificação para ser lembrado pelo canal e não perder o espetáculo.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA ACESSAR O CANAL DO OBSERVATÓRIO NACIONAL
Eclipse anular do Sol no YouTube
O Observatório Nacional fará a transmissão do eclipse ao vivo pelo YouTube, a partir das 11h30 do dia 14/10. (Foto: Reprodução/Observatório Nacional – YouTube)

Simulação animada

O site Eclipse2024.org traz informações detalhadas sobre o eclipse anular do dia 14, bem como sobre os próximos eclipses e tudo sobre esse incrível fenômeno astronômico.
A página ainda traz uma simulação animada mostrando como será o evento em algumas regiões brasileiras. O Conexão Morrense separou o link para a simulação animada do eclipse para a cidade de Irecê, a mais próxima de Morro do Chapéu disponível no site.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA FAZER SUA SIMULAÇÃO ANIMADA PARA O ECLIPSE ANULAR 2023 EM IRECÊ (BA)
Simulador de Eclipse
No Simulador de Eclipse do site Eclipse2024 é possível manipular o aplicativo para entender como o fenômeno se comportará no decorrer de seu acontecimento, selecionar o cenário de fundo, o zoom e a aparência do eclipse em determinados horários. (Foto: Reprodução/Eclipse2024.org)

(Com informações do Olhar Digital, CNN Brasil, Eclipse2024.0rg)

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page