Buscar
“Live” da prefeita Juliana Araujo causa polêmica em todo o Brasil
- conexaomorrense
- 13 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Gestora de Morro do Chapéu foi acusada de insultar professores; ela diz que vídeo foi editado fora de contexto

Erick Vizoki
Uma “live” (transmissão ao vivo) da prefeita de Morro do Chapéu (BA), Juliana Araujo (PL), no Instagram, gerou polêmica nas redes sociais e na internet. O vídeo, gravado no dia 14 de dezembro do ano passado, junto a secretários municipais e assessores, causou indignação entre professores e agremiações da categoria profissional em todo o país.
O vídeo original publicado no Instagram tem cerca de 29 minutos. Mas o que repercutiu mesmo foi uma montagem com cortes e edição desse vídeo, com menos de um minuto, que passou a circular nas redes sociais somente no início de janeiro de 2024.
No vídeo original completo, a prefeita faz um balanço das realizações de sua gestão desde 2021, quando assumiu o mandato, com ênfase no ano de 2023, e com projetos desenvolvimentistas e diversas obras para a cidade em 2024. Ela também afirmou, na ocasião da gravação, que é pré-candidata à reeleição nas eleições deste ano.
Em certo momento Juliana Araujo fala sobre a troca de secretários municipais no período de sua administração e sobre os ataques que tem recebido, desde o primeiro ano de mandato, dos professores da rede pública municipal. “Vocês professores, que estavam acostumados a ficar em sala de aula com alunos pequenos não dando aula, só lamento por vocês. Vocês vão ter que trabalhar. Porque a vida mansa acabou”, diz a prefeita em certo momento do vídeo, referindo-se aos professores.
Repercussão
Diversos canais no YouTube de todo o país, principalmente de professores, repercutiram o trecho editado da “live” com duras críticas à prefeita. Um deles, o canal do professor Walter Santos, dedicou mais de 13 minutos para criticar a prefeita, inclusive em meio a diversos palavrões e xingamentos.
A ex-vereadora de Morro do Chapéu e professora Sheila Payayá (PT), que chegou a ser pré-candidata a prefeita em 2020, comentou o assunto em entrevista na Rádio Diamantina FM no dia 22/12 do ano passado. Sheila é uma possível pré-candidata para assumir o cargo de Juliana no pleito deste ano.
Além das críticas sobre seus comentários aos professores, alguns vídeos alertaram sobre a informação da prefeita de que já é pré-candidata à reeleição, o que pode comprometer sua candidatura em 2024, uma vez que a declaração foi feita em ano anterior ao ano eleitoral e antes do período legal determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para iniciar uma pré-campanha eleitoral, o que pode configurar crime eleitoral de campanha antecipada.

Comments