Buscar
ENQUETE: Como você avalia a gestão da prefeita Juliana Araujo até agora?
- conexaomorrense
- 9 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2023
Administração começou bem em 2021, mas vem sofrendo críticas em 2023

Erick Vizoki
Primeira mulher a assumir o cargo de prefeita no município de Morro do Chapéu (BA), com 9.173 votos (48,44% dos votos válidos) pelo Partido Liberal (PL) nas eleições municipais de 2020, a advogada Juliana Pereira Araujo Leal, natural de Salvador (BA), foi recebida pela maioria dos morrenses com entusiasmo.
Filha do ex-deputado estadual e ex-deputado federal José Carlos Araujo, Juliana tem um perfil arrojado e trazia na campanha de 2020 a promessa de modernidade e progresso para o município. Com a tradição política no sangue, herdada de seu pai, e principalmente pela influência dele junto à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e mesmo no governo estadual, os recursos para a realização de obras e projetos certamente não seriam problema.
De fato, os dois primeiros anos de gestão, 2021 e 2022, foram de grandes realizações e euforia em Morro do Chapéu. Com a criação da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), seu grande trunfo para divulgar suas façanhas como administradora, principalmente nos veículos de comunicação em Salvador, Juliana atuou fortemente no setor de Turismo e Meio Ambiente. Nesse sentido, suas duas principais e mais elogiadas obras foram a Passarela das Flores e a Praça Porto Cristal, ambas no centro da sede administrativa da cidade. Os bairros periféricos e povoados também foram contemplados com infraestrutura e programas sociais que facilitaram a vida da população mais carente e afastada da região central.
Mesmo com o surto da pandemia da Covid-19 que assolou o país, a prefeita conseguiu contornar a situação em Morro do Chapéu com um eficiente programa de vacinação e manter a economia e emprego em níveis estáveis e até com um certo crescimento.
Desgaste
No entanto, em 2023 aparentemente a euforia inicial começou a dar sinais de desgaste. Com as rotineiras viagens à capital baiana e com a Secom aparelhada quase exclusivamente para fazer a propaganda do governo municipal para a imprensa de Salvador, a população morrense passou a ficar sem informações básicas, sem soluções e respostas para problemas que começaram a surgir, principalmente nas áreas de Saúde e Educação .
Reclamações constantes sobre falta de profissionais na Saúde, dificuldades para marcações de consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS), divergências e conflitos com professores da rede municipal, gastos exorbitantes com constantes festas e eventos (mesmo que atraíssem turistas e receita), entre outros descontentamentos começaram a levantar dúvidas na população sobre suas intenções em relação à continuidade de seu programa desenvolvimentista para Morro do Chapéu. O uso da Secom como a pasta mais poderosa de seu governo, que chega a subjugar todas as outras secretarias, e o investimento pesado em divulgação em diversas mídias em Salvador já passam a ideia de que Juliana está de olho mesmo é numa possível cadeira de deputada estadual na Alba ou no governo do estado, seja em alguma secretaria estadual ou mesmo como vice-governadora, como já foi ventilado nas eleições do ano passado (surgiu uma forte hipótese de Juliana sair candidata a vice-governadora na chapa de ACM Neto).
As eleições municipais acontecerão no ano que vem, 2024, e a reeleição de Juliana Araujo parece começar a ser ameaçada pelo descontentamento de algumas pessoas. E já começam a surgir nomes para disputar seu lugar, incluindo candidaturas inéditas.
Em vista dessa realidade o Conexão Morrense quis saber a sua opinião!
Uma enquete foi iniciada no dia 9/10/2023 e encerrada no dia 31/10/2023.
Essa é a última atualização.
Até o dia 1º de novembro deste ano, 48% (372 votos) dos participantes avaliaram como PÉSSIMA a gestão da prefeita Juliana Araujo até aquela data. No entanto, 45% (352 votos) a consideraram uma EXCELENTE gestora.
A votação foi muito equilibrada. Tecnicamente, os que consideram sua administração REGULAR (24 votos) ou RUIM (25 votos) fixaram 3% em termos de OPINIÃO em nossa enquete. Apenas 1% dos participantes consideram a gestão de Juliana Araujo BOA, com a computação de 7 votos dos nossos leitores.
Até o dia de hoje (29/11), esta matéria recebeu 3.686 visualizações e contou com 780 participantes na enquete.
O Conexão Morrense agradece a participação de todos e está aberto a sugestões para novas enquetes. Entre em contato conosco e dê uma sugestão. Mas lembramos que as enquetes NÃO TÊM VALOR CIENTÍFICO OU LEGAL, é apenas uma manifestação popular espontânea, que reflete a opinião de nossos leitores!

2 則留言
評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等
Deixe você também seu comentário e sua opinião! Exerça sua liberdade de expressão e sua cidadania!
Tenho 30 anos como Engenheiro Agrônomo na região, nesse período eu presenciei vários gestores nessa cidade. Sabemos que o homem do campo não vive sem água principalmente no semiárido. Um dos trabalhos realizados por essa Prefeita e levar de fato água nas torneiras e chuveiros em todo municipio sem falar nas demais obras realizadas nos 4 cantos desse Território de Morro do Chapéu.😗