top of page

CASO JÉSSICA: Conheçam o submundo do cancelamento criado para destruir reputações

  • conexaomorrense
  • 6 de jan. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de jan. de 2024

Documentário revela uma grande rede de fake news que atinge mais de 1 bilhão de seguidores 

Foto: Reprodução/Internet
A jovem Jéssica, de 22 anos, vítima de notícias falsas de uma rede de canais de fofoca, tirou a própria vida três dias antes do natal. (Foto: Reprodução/Internet)

Erick Vizoki/Da Redação
Uma tragédia chocou o Brasil nos dias próximos ao natal, especificamente no dia 22/12 (sexta-feira) do ano passado. A jovem Jéssica Vitória Canedo, de apenas 22 anos, natural do município mineiro de Coromandel, uma pequena cidade de pouco mais de 27 mil habitantes localizada na região do Triângulo Mineiro, tirou sua própria vida após ingerir uma alta dosagem de medicamentos. O motivo foi a divulgação de notícias falsas e montagem de um diálogo que nunca existiu entre a moça e o humorista e youtuber Whindersson Nunes.
A mãe da garota, Inês de Oliveira, prestou depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais no dia seguinte ao natal, 26/12, uma terça-feira, e afirmou que sua filha se suicidou após começar a receber mensagens de ódio e preconceito após uma publicação da página ‘Choquei’, um canal de fofocas na plataforma “X” (ex-Twitter).
Inês chegou a praticamente implorar em um vídeo para que o canal retirasse as postagens, pois sua filha Jéssica já sofria com problemas de depressão e que as tais conversas divulgadas entre ela e Whindersson Nunes eram falsas.
A mãe da garota deu diversas entrevistas explicando o problema psicológico da filha e que a postagem da ‘Choquei’ havia agravado sua situação em virtude dos ataques de ódio. Uma dessas entrevistas foi concedida à TV Paranaíba, de Uberlândia (MG).

Em entrevista à TV Paranaíba, de Uberlândia (MG), a mãe de Jéssica conta o desespero da filha e que chegou a implorar que o canal ‘Choquei’ removesse a notícia falsa, mas não foi atendida.
 
Mesmo com os apelos de Inês e da própria Jéssica que, segundo sua mãe, não possuía redes sociais, as postagens foram mantidas e o dono da ‘Choquei’, Raphael Sousa Oliveira, ainda debochou dos apelos. Quando a jovem ainda estava viva, Raphael chegou a ironizar um longo desabafo dela nas redes sociais. No texto, a moça afirmava taxativamente que a história era mentirosa e dizia estar enfrentando o ano mais difícil de sua vida. A jovem também declarava que não conseguia lidar com esse tipo de exposição e que já havia tentado cometer suicídio.
Raphael Sousa, dono da ‘Choquei’, debochou do apelo desesperado de Jéssica Vitória pouco antes da moça tirar a própria vida. (Foto: Reprodução/X - ex-Twitter)
 
Famosos e ativistas de esquerda envolvidos
 
A ‘Choquei’ foi apenas uma das páginas que difamaram Jéssica Vitória e Whindersson Nunes. Um pouco antes, outra página postou a mesma montagem do diálogo falso, chamada ‘O Garoto do Blog’.
Após o escândalo, Whindersson Nunes gravou um vídeo declarando que chegou a ser procurado pela ‘Choquei’, negou a conversa e que sequer conhecia Jéssica. O youtuber e humorista disse ainda que a ‘Choquei’ era apenas uma das diversas páginas de uma rede de difamação e que denunciaria a “ponta da pirâmide”.
O caso foi tão sério que a advogada Adélia Soares (ex-BBB), que representava a ‘Choquei’ e que chegou a escrever uma 'Nota de Esclarecimento', anunciou no dia 23/12 (dia seguinte a morte de Jéssica) que não representaria mais o perfil de fofocas.
 
Mynd8: R$ 500 mi em 2023
 
Após uma mobilização maciça de internautas e influenciadores digitais, foi descoberto um nome até então desconhecido, uma empresa de agenciamento de perfis de fofoca e influenciadores, a Mynd8. Em nota, dias após a tragédia, a agência se pronunciou dizendo que não é responsável pelas publicações de seus clientes.
Em pouco tempo, várias páginas agenciadas pela Mynd8 simplesmente saíram do ar ou foram apagadas por seus donos.
Os principais diretores da agência são a comunicadora e psicóloga Fátima Pissarra (criadora da empresa), a cantora Preta Gil (filha de Gilberto Gil) e Carlos Sacappini. E entre os cerca de 400 artistas e influenciadores que a empresa agencia estão nomes como Anitta, Pabllo Vittar, Luíza Sonza, Gloria Groove, entre centenas de outros. Só em 2023 a agência faturou cerca de R$ 500 milhões e já atinge quase 1,5 bilhão de seguidores no mundo.
A empresa é parceira, ainda, de uma página que defende a existência de crianças trans, segundo reportagem da revista Oeste.
Em resumo, a brasileira Mynd8 é uma das maiores agências do mundo no segmento de cancelamento no mundo virtual de pessoas, sejam políticos e celebridades, ou não (como no caso de Jéssica), e uma das maiores fomentadoras da “cultura woke”.
 
O documentário
 
Em meio a todo esse “imbróglio”, vários vídeos e postagens indignadas foram feitos e difundidos na internet, em redes sociais e no YouTube. Mas um deles, em particular, acabou se destacando. Produzido pelo youtuber Daniel Penin, o documentário ‘CHOQUEI – Lacrando Vidas’, publicado no primeiro dia do ano de 2024, já passou dos 3,5 milhões de visualizações e é um dos mais comentados nas redes sociais. Ele pode ser visto gratuitamente no YouTube (clique aqui).
Com quase 40 minutos de duração, Penin revela uma realidade assustadora. Com ênfase em detalhes e muita pesquisa, o que se vê no vídeo parece coisa de “deep web” - só que aberta e muito acessível, inclusive para crianças e adolescentes.
‘CHOQUEI – Lacrando Vidas’ não mostra apenas o submundo do cancelamento, da “lacração” (ou “cultura woke”) e do linchamento virtual. Mostra também seu viés ideológico-partidário, o que significa um fiel engajamento político para tentar destruir também adversários políticos.
Certamente a agência atuou e pode voltar a atuar, discretamente mas diretamente, em futuras eleições, sejam municipais ou majoritárias no Brasil e, talvez, em outros países dada a sua abrangência.
(Fontes: Oeste, TV Paranaíba, São Bento em Foco, Poder 360, Canal Daniel Penin)
  

ASSISTA, NO LINK ABAIXO, O DOCUMENTÁRIO ‘CHOQUEI – LACRANDO VIDAS’, DE DANIEL PENIN



LINKS RELACIONADOS
 
Canal Daniel Penin: CHOQUEI – Lacrando Vidas
 
OESTE: Mynd8 se manifesta, ignora caso Jéssica Canedo e ameaça processar internautas
 
Observatório dos Famosos: Dono da página ‘Choquei’ debochou de Jéssica Vitória dias antes de sua morte
 
TV Paranaíba: CASO JÉSSICA VITÓRIA: entrevista exclusiva com a mãe da jovem que morreu
 
Canal O Português: ACABOU CHOQUEI!! WHINDERSSON NUNES SE PRONUNCIA SOBRE M0RTE DE JÉSSICA E CONTA TUDO!!

1 commentaire

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Invité
07 janv. 2024
Noté 5 étoiles sur 5.

Já estão usando essa tragédia politicamente para tentar aprovar a PL DA CENSURA!

J'aime

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page