Buscar
Cartunista Décio Ramírez é o novo colaborador do Conexão Morrense
- conexaomorrense
- 24 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2023
O artista aceitou dividir sua arte hilária e contestadora com nossos leitores

Erick Vizoki
Décio Ramírez é um grande artista, cartunista e chargista. E também enigmático. Prefere não dizer sua idade e nem onde nasceu. Nem mesmo de que planeta é.
O Conexão Morrense descobriu seu belo trabalho nas redes sociais e entrou em contato com ele. Queríamos trazer algo mais para nossos leitores, alguma novidade que tivesse o perfil instigador e provocativo que propomos. E Décio caiu como uma luva nesse perfil.
Ora hilário, ora contestador, ora nos convidando à reflexão, o cartunista e ilustrador cumpre muito bem sua característica de nos fazer pensar, raciocinar e tentar entender o mundo a nossa volta.
Seu traço e contextualizações lembram um pouco o trabalho do cartunista carioca Jaguar, hoje com 91 anos (nascido Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, no Rio de Janeiro), com uma mistura do nova-iorquino Jules Feiffer, hoje com 94 anos (26/01/1929), e Georges Wolinski, nascido em 1934 na Tunísia e assassinado no famoso atentado à redação da revista Charlie Hebdo, em Paris, no dia 7 de janeiro de 2015, aos 80 anos.
Assim como os três cartunistas citados, Décio também é um contestador. Sempre provocando, questionando, pirraçando, é o perfil do autêntico cartunista. Outro mestre dessa arte, o carioca Millôr Fernandes (1923 – 2012), escreveu uma vez: “Este mundo só é chato em duas ocasiões: na guerra e na paz”. E Décio Ramírez perpetua esse conceito em sua arte. É o dia a dia comum que o excita, de onde tira suas melhores ideias. A paz e a guerra não dizem respeito a nós, que só queremos viver nossas vidas. E só isso já é uma grande batalha.
O currículo do nosso novo colaborador é impressionante. Iniciou sua carreira na Editora Noblet e colaborou para as editoras Abril, Press, Phoenix, Ondas, Escala, Ninja e Ser Poeta. Trabalhou para empresas, agências de publicidade e editoras renomadas como Almap, DPZ, Genus Zero, JWThompson e Norton.
Através da emissora SBT, foi convidado a dirigir artes na agência M3 Publicidade, em Marília (SP), onde conheceu o design gráfico atendendo clientes como Marilam, Ailiram, Dori, Xereta e Marília Atlético Club, onde além de toda programação visual, criou as arquibancadas de sócios torcedores bronze, prata e ouro, com cadeiras cativas para eles.
Em 1999 abriu seu escritório de design gráfico, a Draz Design, onde atendia 60% do mercado de brinquedos, desenvolvendo a criação de embalagens, catálogos e PDVs, tendo como principais clientes a Multibrink, Bandeirantes, Big Star, PlastBrinq, Líder, Plastilindo, Hércules Carrinhos, Primo e trabalhos para licenciamentos das marcas Warner, Discovery Kids, Cartoon Network, Marivel, San Rio, Vila Sésamo e Cocoricó, da TV Cultura, Corrutela e o Noma Sushi, entre outros.

Em 2014, paralelamente iniciou nas artes plásticas, tendo obras até o momento na Espanha, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Itália, Singapura, França, Alemanha e Mongólia.
Expôs ainda no Consulado Geral da Espanha no Brasil, Banco Banespa, Circus Hair, Piola, Academia Brasileira de Artes, Câmara dos Deputados.
Além de cartunista e ilustrador, Décio ainda produziu murais em residências no Brasil e Argentina e nos restaurantes Corrutela e Noma Sushi (Faria Lima/SP), em paredes no Beco do Batman e na galeria Alma da Rua.
Com uma bagagem dessa, entre muitos outros atributos, o Conexão Morrense fica honrado em ter um colaborador desse naipe!
Esperamos que nossos leitores apreciem sua arte, suas provocações, sua visão de mundo. Muitos podem até não compartilhar de suas opiniões, mas certamente não ficarão apáticos ao seu trabalho. E é justamente isso que esperamos: OPINIÃO!
O Instagram de Décio Ramirez é: @decioramirezart.
2件のコメント
5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません
Realmente um belo currículo!!! Parabéns!!!
Excelente cartunista e artista! Sem dúvida trará mais brilho ao Conexão Morrense!