top of page

30 de janeiro: Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

  • conexaomorrense
  • 30 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura
A data comemora a primeira HQ brasileira, publicada em 1869 por Ângelo Agostini

Imagem: Reprodução/Jornal da USP
“As aventuras de Nhô Quim”, de Âgelo Agostini, é uma das HQs mais antigas do mundo. (Imagem: Reprodução/Jornal da USP)

Erick Vizoki
Em 30 de janeiro de 1869 foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira: “As “Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, de autoria do cartunista ítalo-brasileiro Ângelo Agostini.
As histórias em quadrinhos, ou HQs, são uma forma de comunicação que remonta ao século 19. Há controvérsias sobre quem foi o verdadeiro criador dessa ideia revolucionária. O grande quadrinista norte-americano Will Eisner (criador do lendário personagem “Spirit” no final dos anos 1930) passou a chamar essa arte de “graphic novel” (novela gráfica) ou “arte sequencial”, e as HQs passaram a ser consideradas a “oitava arte”.
Muitos consideram que o criador das histórias em quadrinhos foi o norte-americano Robert Felton Outcout, que criou om personagem “Yellow Kid” em 1896. No entanto, Ângelo Agostini já publicava sua obra em “arte sequencial” 26 anos antes. “As Aventuras de Nhô Quim” foram publicadas na revista ‘Vida Fluminense’, em 30 de janeiro de 1869.
A teoria é que Robert Outcout criou os “balões” onde se desenvolvem os diálogos e foi a primeira HQ colorida. Mas Ângelo Agostini foi certamente o primeiro a desenvolver uma HQ no mundo com um personagem fixo, com uma sequência de desenhos, com uma aventura que contava uma história.
O quadrinista norte-americano Harold Foster, criador do icônico personagem “Príncipe Valente”, de 1937, também usava a mesma estrutura de Ângelo Agostini: não havia balões de diálogo, somente legendas para as ilustrações.
O Conexão Morrense traz um presente para nossos leitores: um PDF com a história “As aventuras de Nhô Qui e Zé Caipora” e “Nhô Quim e impressões de uma viagem à Corte”, de 1869, para você baixar. É um link do acervo do Senado Federal, disponível para qualquer um, de forma gratuita, com pesquisa de Athos Eichler Cardoso. Um documento muito rico de 202 páginas, com comentários, história e análises de um especialista, e mais a reprodução completa desse material imprescindível da cultura brasileira.
 
Quem foi Ângelo Agostini
 
Ângelo Agostini nasceu em Vercelli, na Itália, em 8 de abril de 1843 e faleceu no Rio de Janeiro em 28 de janeiro de 1910.
Ele firmou carreira no Brasil e foi o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado. Sua carreira teve início quando estouravam os primeiros combates da Guerra do Paraguai (1864) que prolongou-se por mais de quarenta anos. Em seus últimos trabalhos, testemunhou a queda do Império e a consolidação da República oligárquica.
Colaborou, tanto com desenhos quanto com textos, com as publicações O Mosquito e A Vida Fluminense. Nesta última, publicou, a 30 de Janeiro de 1869, ‘As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte’, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira e uma das mais antigas do mundo.
Fundou, em 1 de janeiro de 1876, a Revista Illustrada, um marco editorial no país à época. Nela criou o personagem Zé Caipora (1883), que foi retomado em O Malho e, posteriormente, na Don Quixote. Este foi republicado em fascículos, em 1886, o que, para alguns autores, foi a primeira revista em quadrinhos com um personagem fixo a ser lançada no Brasil.
(Fontes: Calendarr Brasil, Jornal da USP, Wikipedia)
  
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA BAIXAR E CONHECER A HISTÓRIA DE ÂNGELO AGOSTINI E VER AS HISTÓRIAS ORIGINAIS DE NHÔ QUIM

Ângelo Agostini (08/04/1843 - 23/01/1910)

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Jan 30, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

As HQs são uma das mais antigas formas de expressão da humanidade. Mesmo antes da escrita, nossos antepassados já se expressavam com imagens em sequência para contar sua história.

Like

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page