top of page

URGENTE: Calor intenso resulta em incêndio no Morro da Caixa D’Água

  • conexaomorrense
  • 30 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura
Recordes de temperatura registram focos de incêndio em várias localidades da Bahia
Imagem: Reprodução/TV Bahia
O incêndio no Morro da Caixa D’Água foi destaque no Jornal da Manhã, no G1. (Imagem: Reprodução/G1 Bahia)
Erick Vizoki
Na última quarta-feira, dia 29/11, uma enorme fumaça chamou a atenção dos habitantes de Morro do Chapéu por volta das 12h. Um incêndio de grandes proporções teve início no Morro da Caixa D’Água, região periférica da cidade localizada na beira da rodovia dá acesso à cidade.
“Segundo informações e denúncias de alguns moradores, o incêndio começou com um fogo que foi colocado em um lixo bem próximo a vegetação, que se propagou após a pessoa perder o controle desse fogo”, declarou o presidente da Cooperativa de Bombeiros Civis de Morro do Chapéu (CBCMC), Lucas Oliveira Cortes, que é também líder dos Brigadistas do município.
Ainda de acordo com Lucas, o fogo continuava até por volta das 15h05, momento em que ele deu o depoimento ao Canexão Morrense. Para conter as chamas foi preciso a ajuda dos Bombeiros Civis de Morro do Chapéu, a equipe de Brigadistas voluntários e Bombeiros Militares. Segundo ele, 90% do fogo já havia sido controlado até as 15h do dia 30/11.
Foto: Erick Vizoki
Por volta das 12h do dia 29/11 (quarta-feira), a fumaça vinda do Morro da Caixa D’Água chamou a atenção dos morrenses que moram na sede administrativa da cidade. (Foto: Erick Vizoki)
Foto: Erick Vizoki
No dia seguinte, 30/11, nova fumaça alertou a população: dessa vez o incêndio era na comunidade Passagem Velha. (Foto: Erick Vizoki)
Mas outro foco de incêndio começou na Passagem Velha, outra comunidade de Morro do Chapéu, no mesmo dia 30/11, por volta das 15h. “Lá já estava um pouco mais complicado, porque é uma área mais extensa, e lá é ‘fogo de turfa’, que é mais complicado o controle”.
A Turfa é um material orgânico altamente inflamável, resultado da decomposição de vegetação e pode alcançar metros de profundidade nos solos. O fogo de turfa é o mais comum em regiões como o Pantanal e ocorre entre as estações, já que a cheia e a seca contribuem para a decomposição e acúmulo deste material orgânico. Este tipo de fogo é difícil de identificar e de combater, porque pode ocorrer até mesmo debaixo da superfície do solo e pode continuar queimando por longos períodos até que se note sua existência, de acordo com informações do Greenpeace Brasil.
De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a temperatura máxima em Morro do Chapéu chegou a 34ºC no dia 30/11. E esse calor deve continuar, nos mesmos 34ºC, na sexta-feira (01/12) e fim de semana até a segunda-feira, 04/12.
O Conexão Morrense entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) para saber se o incêndio no Morro da Caixa D’Água poderia afetar, de alguma maneira, o fornecimento de água no município ou na região do bairro Caixa D’Água. E, mais uma vez, a secretaria ignorou a imprensa por determinação da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação de Morro do Chapéu). E, como sempre, nenhuma informação no site oficial da prefeitura. Nenhuma nota sobre qualquer atitude ou informação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Nosso colaborador, Paulo Sérgio Vasconcelos, enviou esse vídeo, feito por volta das 21h do dia 29/11. (Crédito: Paulo Sérgio Vasconcelos/via WhatsApp)

Desde outubro

Desde o início de outubro diversos incêndios florestais vem dando trabalho às Brigadas de Incêndio, aos Bombeiros e muita dor de cabeça aos baianos. A maioria acontece nas regiões norte e oeste do estado. Mas também foram registradas várias queimadas no sudoeste e na região da Chapada Diamantina, segundo reportagem do jornalismo da Band.
O site Correio 24horas noticiou, no dia 22/10 último, que mais de 350 bombeiros continuavam a combater incêndios em diversas cidades do interior, nas mesmas regiões. Cerca de 60 viaturas foram usadas nas ocorrências.
No dia 29/10 o Jornal da Chapada noticiou a morte de animais silvestres e “devastação da vegetação” em Morro do Chapéu. “Um incêndio florestal de grande extensão entre os povoados de Mira Serra e Dias Coelho, em Morro do Chapéu, provocou a morte de centenas de animais silvestres na última sexta-feira (27)”, diz a matéria. “A situação nas proximidades do povoado de Mira Serra foi extremamente crítica. Mesmo para nós, que temos experiência no combate a incêndios, foi doloroso testemunhar a perda de tantas vidas animais como resultado das chamas”, declarou Lucas Oliveira ao JC.

LINKS RELACIONADOS

• BAND - Onda de incêndios florestais na Bahia | Jornal da Noite

• JORNAL DA CHAPADA

• CORREIO 24HORAS

3 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Dec 09, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Comente essa e outras matérias do CONEXÃO MORRENSE!!! A gente quer saber a sua opinião!!!

Like

Guest
Dec 05, 2023

Muito triste isso. Mas a prefeitura está fazendo o que pode, que eu sei.

Like
Guest
Dec 18, 2023
Replying to

Certamente a prefeitura não está de braços cruzados. Mas a Secretaria do Meio Ambiente ou a Secretaria de Comunicação deveriam se pronunciar e atender os quetionamentos da imprensa local, até para que a população saiba que a prefeitura está de fato trabalhando. Se nem uma e nem outra se pronuncia, aí fica difícil saber se estão fazendo alguma coisa a respeito ou não.

Like

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page