top of page

Uberlândia vence o Prêmio IGMA Geral de Cidade Excelente

  • conexaomorrense
  • 12 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura
Poços de Caldas também é destaque no prêmio Band Cidades Excelentes

Foto: Reprodução/Band Jornalismo
A deputada federal Paula Leão representou o prefeito de Uberlândia e marido Odelmo Leão na cerimônia para receber o prêmio. (Foto: Reprodução/Band Jornalismo)

 Erick Vizoki
O município de Uberlândia (MG) foi o grande vencedor do Prêmio IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila) Cidade Excelente, o Prêmio Band Cidades Excelentes, na noite do último dia 11/12 (segunda-feira), em evento que aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília (DF) e transmitido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação (TV Bandeirantes). Uberlândia concorreu ao prêmio principal na categoria de cidades entre 100 e 500 mil habitantes. A população estimada do município é de cerca de 713 mil habitantes (dados do Censo 2022 do IBGE). A cidade mineira concorreu com Sorocaba (SP) e Joinville (SC). A deputada federal Paula Leão (PP-MG) representou o município para receber o prêmio. Ela é casada com o atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, que é também do mesmo partido (PP).
A capital mineira Belo Horizonte também foi indicada ao mesmo prêmio na categoria Capital, mas ficou atrás de Curitiba (PR), que levou o principal prêmio da noite.
O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo (PSDB), também esteve em Brasília para a premiação nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, considerado o “Oscar da Gestão Pública”. Poços ficou entre as três melhores cidades do país no quesito Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Com quase 170 mil habitantes (estimativa do Censo IBGE/2011), o município mineiro ficou atrás de Botucatu (SP), que conquistou o 1º lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes nesse quesito, e de Balneário Camboriú (SC).
Imagem: Reprodução/Band Jornalismo
Poços de Caldas (MG) ficou entre os três primeiros colocados no quesito Infraestrutura e Mobilidade Urbana. (Imagem: Reprodução/Band Jornalismo)

Outras cidades mineiras indicadas
 
Outras cidades mineiras também estiveram entre os três finalistas em outros pilares e categorias.
• Educação: No pilar Educação, o município de Japaraíba (MG), na categoria de cidades até 30 mil habitantes, foi indicado mas perdeu para o município de Pires Ferreira (CE). Nesse quesito, o estado do Ceará foi o grande vencedor. Além de Pires Ferreira, as cidades de Eusébio (categoria 30 a 100 mil habitantes) e Sobral (categoria acima de 100 mil habitantes) ficaram com os primeiros lugares.
• Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública: No quesito Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, o município de Indianópolis (MG) foi indicado na categoria de cidades com até 30 mil habitantes, juntamente com Gavião Peixoto (SP) e Treviso (SC). Treviso venceu nesse pilar e categoria. Outra cidade mineira, Nova Lima, dessa vez na categoria de cidades acima de 100 mil habitantes, também foi indicada entre as três melhores do Brasil em Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública. Mas perdeu para Jaraguá do Sul (SC), que ficou em 1º lugar.
• Saúde e Bem-Estar: Foi nesse quesito que Minas Gerais teve mais indicações. O município de Carrancas (MG) foi indicado na categoria de cidades até 30 mil habitantes, mas perdeu para Peritiba (SC). Taiobeiras (MG) também foi indicada nesse quesito, na categoria de cidades entre 30 e 100 mil habitantes, mas quem levou o prêmio foi Ivaiporã (PR). E na categoria de cidades com mais de 100 mil habitantes, Muriaé (MG) perdeu para Sobral (CE).
O Prêmio IGMA Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
 
CONFIRA NA IMAGEM ABAIXO E VEJA A ÍNTEGRA DE TODOS OS PREMIADOS 


1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Dec 13, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Deixe aqui o seu comentário! A gente quer saber seu comentário e suas críticas! Participe! Vamos fazer democracia, que está em falta!

Like

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page