top of page

Primeira-Dama com carteira assinada: Janja quer cargo no governo, cria crise pessoal e institucional

  • conexaomorrense
  • 8 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

Mulher de Lula exige uma pasta sob pena de “rasgar” a Certidão de Casamento

Foto: Reprodução/ José Cruz – Abr
Janja quer cargo no governo e causa confusão no PT, ministérios e assessores do presidente. (Foto: Reprodução/ José Cruz – Abr)

Da Redação

Rosângela Lula da Silva é a atual Primeira-Dama do Brasil. Conhecida por “Janja”, a esposa do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem cobrado do marido e integrantes do governo a criação de um cargo reservado a ela, segundo a Folha de S. Paulo, informa o portal O Antagonista. Segundo o jornal, a ideia foi interrompida, ao menos temporariamente, por receio de que ela ficasse exposta e de acusações de nepotismo.
A reportagem diz que, em 24 de janeiro, quando estava na Argentina, Janja telefonou para o Brasil e questionou integrantes do governo sobre essa ausência de função dentro do gabinete de Lula. Outras fontes da imprensa tradicional afirmam que Janja foi surpreendida pela inexistência de cargo reservado a ela na estrutura então recém-desenhada para a Presidência da República.
Depois, ao retornar ao Brasil, a primeira-dama teria novamente cobrado explicações sobre o assunto. Consultados informalmente sobre a viabilidade legal, auxiliares de Lula apresentaram ressalvas à designação de um cargo para Janja, sob pena de ser caracterizado como nepotismo.
“Durante o período de transição do governo, houve discussão a respeito da equipe que apoiaria Janja e também de aspectos jurídicos sobre a criação de um cargo. Mesmo que sem remuneração, a criação de uma secretaria especial com uma equipe subordinada ela - como chegou a ser aventado - poderia exigir a aprovação de um projeto no Congresso Nacional. Não à toa, a MP (medida provisória) que foi enviada ao Parlamento em 1º de janeiro não previa nenhum posto específico para a primeira-dama”, afirma a Folha.
Segundo a reportagem, Janja demonstrou insatisfação com a decisão, chegando a questionar se teria que rasgar a certidão de casamento para exercer uma atividade política no Brasil. Os ministros da Casa Civil, Rui Costa (PT), e da Justiça, Flávio Dino (PSB), estão entre os que foram procurados pela primeira-dama.
Em março, circulou na imprensa a informação de que Janja comandaria um gabinete de Ações Estratégicas em Políticas Públicas. À época, a primeira-dama publicou nas redes sociais uma foto com a ministra Esther Dweck (Gestão) e afirmou que a reunião serviu para “encaminhamentos sobre a criação” do gabinete. De acordo com a reportagem, após receber sinal verde do ministro da Justiça, Dweck esboçou um desenho de estrutura em que o gabinete de Janja ficaria atrelado ao gabinete pessoal de Lula e haveria remanejamento de cargos. Dessa forma, não seria criado nenhum novo posto do ponto de vista orçamentário.

Qual o papel da Primeira-Dama brasileira?

O papel da primeira-dama evoluiu ao longo dos séculos. Ela é, em primeiro lugar, a anfitriã do Palácio da Alvorada. Ela organiza e participa de cerimônias e funções oficiais do Estado, juntamente com ou no lugar do presidente.
Ao longo do século 20, tornou-se cada vez mais comum que as primeiras-damas selecionassem causas específicas para promover, geralmente aquelas que não são politicamente divisórias. É comum a Primeira-Dama contratar uma equipe para apoiar essas atividades.
• Maria Sayão Pessoa (12ª Primeira-Dama do Brasil, ex-esposa do ex-presidente Epitácio Pessoa entre 1919 e 1922), apoiou os direitos das mulheres;
• Darcy Vargas (esposa de Getúlio Vergas e Primeira-Dama por duas vezes, entre 1930 e 1945 e 1951 e 1954) foi pioneira em assistencialismo social dando apoio a famílias de militares;
• Ruth Cardoso (Primeira-Dama do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2003) incentivou o combate à extrema pobreza;
• Marcela Temer (esposa e Primeira-Dama do ex-presidente Michel Temer de 2016 a 2019) promoveu ação em favor da primeira infância;
• Michelle Bolsonaro (atual esposa e ex-Primeira-Dama do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro entre 2019 e 2022) sempre ajudou, mesmo antes do “cargos”, pessoas com deficiência, portadores de síndromes e a comunidade surda, além do apoio ao voluntariado.
Rosângela Lula da Silva (socióloga, conheceu o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ainda era funcionária da estatal binacional Itaipu e visitou-o diversas vezes na prisão da sede da Polícia Federal, no Paraná) e casou-se com ele em 18 de maio de 2022. Não há registros de atuações ou projetos sociais de Janja na função de Primeira-Dama.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page