top of page

Governo acolhe trabalhadores baianos resgatados de escravidão no RS

  • conexaomorrense
  • 28 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de mar. de 2023

Jerônimo elogiou a ação em suas redes sociais e parabenizou o secretário Felipe Freitas

Foto: Fernando Vivas/GOVBA
Segundo o governo, foram 196 trabalhadores resgatados, sendo 73 de cidades da região do sisal. (Foto: Fernando Vivas/GOVBA)

Da Redação

O governo da Bahia acolheu, no último dia 27/02 (segunda-feira), os trabalhadores baianos que foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que estavam em situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, no dia 22/02. O acolhimento inicial aconteceu na Defensoria Pública do Estado da Bahia, no bairro do Canela. Também fazem parte da articulação conjunta as secretarias estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Saúde (Sesab) e da Segurança Pública (SSP); Ministério Público, Ministério do Trabalho, Emprego e Renda (MTE); e as secretarias de assistência dos municípios de origem das pessoas resgatadas.
Segundo a polícia, o responsável pela empresa que mantinha os trabalhadores nessas condições é Pedro Augusto Santana, de 45 anos, natural de Valente (BA). Ele pagou fiança depois de ser preso e foi solto em seguida. A empresa de Pedro oferecia mão de obra para as vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton, da região da serra gaúcha. As vinícolas disseram, em nota, que desconheciam as irregularidades.
Além dos 196 baianos, havia ainda outros nove gaúchos, resgatados na mesma operação, que retornaram para seus locais de origem por ônibus de linha: Montenegro, Carazinho, Rio Grande, Marau e Portão. Quatro trabalhadores resgatados, segundo o MTE, optaram por ficar em Bento. Os 207 resgatados têm idade que variam de 18 a 57 anos.
Dos 196 baianos resgatados, 54 vieram em um ônibus e foram recebidos no órgão de defesa na capital, e mais três ônibus levaram trabalhadores para espaços de acolhimento nas cidades de Lauro de Freitas (5), Serrinha (52) e Feira de Santana (12). Fazem parte do grupo de acolhidos mais 73 pessoas de cidades da região do sisal.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) utilizou as redes sociais para parabenizar a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e demais órgãos que atuaram na ação. “Parabenizo o secretário da SJDH, Felipe Freitas, pelo comando desta importante ação de acolhimento. Vamos trabalhar para impedir que situações como esta se repitam”, publicou.
O secretário Felipe Freitas também se manifestou nas redes sociais e afirmou que a primeira etapa de atendimento pós resgate está sendo “concluída com sucesso”. Os baianos assistidos passaram por avaliação das necessidades de saúde, condições de moradia e viabilização da reinserção em programas sociais e no mercado de trabalho.
(Com informações do portal oficial do Governo da Bahia e fontes diversas)

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

O Conexão Morrense é um jornal online sediado e produzido no município de Morro do Chapéu-BA com notícias da cidade e da região, estado da Bahia e do Brasil.
Editor e jornalista responsável: Erick Vizoki (MTb nº 41.675-SP)

VIZOKI COMUNICAÇÃO - Logotipo 2.png

Criado e produzido por VIZOKI COMUNICAÇÃO

Contato/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

©2023 por Conexão Morrense. Orgulhosamente criado com Wix.com

CONTATOS

Tel/WhatsApp: (74) 9 7400-8518

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook

Siga-nos também nas Redes Sociais

bottom of page