Energia elétrica deve ter aumento de 5,6% em 2024, acima da inflação
conexaomorrense
24 de jan. de 2024
1 min de leitura
Água também deverá sofrer reajuste por causa da Reforma Tributária
Mercado financeiro projeta índice geral de preços de 3,86%; água pode ter aumento médio de 18%. (Foto: José Carlos Daves/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Da Redação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou recentemente uma projeção que sinaliza um aumento nas contas de luz em 2024, superando a taxa de inflação prevista para o mesmo período. De acordo com a agência, a alta média nas tarifas está estimada em 5,6%, enquanto as projeções do mercado financeiro para o índice geral de preços apontam para 3,86%. Essa perspectiva levanta preocupações sobre o impacto nas despesas dos consumidores, especialmente em um cenário econômico já desafiador.
No ano anterior, os brasileiros já enfrentaram um aumento médio de 5,9% nas contas de luz, o que aumenta a pressão sobre os orçamentos familiares. Com a nova projeção da Aneel, a necessidade de adotar medidas eficientes para o consumo de energia e a busca por fontes alternativas tornam-se ainda mais relevantes para mitigar os impactos financeiros.
No caso da água, um eventual aumento no longo prazo está sendo pressionado pela Reforma Tributária, aprovada pelo Congresso no ano passado.
Pelo texto aprovado, o setor de saneamento básico acabou perdendo todas as suas desonerações e alíquota, que até então é de 9,25%, passaria para 27%.
Ainda não está claro de quanto seria o impacto para o consumidor, já que será criada uma lei complementar para determinar os valores exatos de impostos.
Mas um estudo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon Sindcon) e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) projeta um aumento médio de 18% na tarifa.
Comments